estudos
estudos

NÃO SE DEIXE ENGANAR, DEUS É ONIPOTENTE!

ONIPOTÊNCIA: Termo teólogico que se refere ao poder ilimitado de Deus. O Deus Todo-Poderoso espera que nós, seres humanos, obedeçamos a todas as suas ordens e nos considera responsáveis por nossos pensamentos e ações. Entretanto Ele é o Senhor Onipotente que criou todas as coisas e as sustenta pela palavra do seu poder (Gen 1.1-3; Hb 1.3).
Na Bíblia, Deus revela que é Todo-Poderoso e que, em última análise, governa a natureza e a história. Diante dEle, “as nações são consideradas [...] como um pingo que cai de um balde e como um grão de pó na balança” (Is 40.15). Contudo, Deus ama tanto a humanidade, que apela graciosamente a cada indivíduo para que volte para Ele. (dib)
ONIPOTENTE: Cujo poder não tem limites (peb)
DEUS AFIRMA: EU SOU O DEUS TODO-PODEROSO
Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito. Gênesis 17. 1 (arc)
O Senhor apareceu a Abrão com uma mensagem e uma exigência. (1) Deus se revelou como o “Deus Todo-poderoso” (hb. El Shaddai), significando que Ele era onipotente e que nada lhe era impossível. Como Deus Todo-Poderoso, Ele podia cumprir suas promessas, quando na esfera natural dizia ser impossível o seu cumprimento. Então, seria por um milagre que Deus traria ao mundo o filho prometido a Abrão (vv. 15-19; 35.11; Is 13.6; Rm 4.19; Hb.11.12).
As promessas e milagres de Deus somente serão realizados quando o seu povo busca viver de maneira irrepreensível, tendo o seu coração voltado para Ele (5.24; 6.9; Dt 13.4; ver Mt 17.20 nota). (bep)
DESCANSE NO ONIPOTENTE
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Salmos 91.1 (arc)
Deus é um abrigo, um refúgio quando sentimos medo. A fé do salmista no Deus Todo-poderoso como protetor ajudou-o a atravessar todos os perigos e temores da vida. Isto deve moldar a nossa confiança: trocar todos os nossos temores pela fé em Deus, não importando quão intensos possam ser. Para fazer isto, devemos viver e permanecer nEle. Confiando-nos à sua proteção e garantindo a nossa devoção diária a Ele, estaremos a salvo. (beap)
DEUS É ONIPOTENTE, ONISCIENTE, ONIPRESENTE
Ouvi o ruído de suas asas quando voavam. Parecia o ruído de muitas águas, parecia a voz do Todo-Poderoso. Era um ruído estrondoso, como o de um exército. Quando paravam, fechavam as asas. Ezequiel 1.24 (nvi) – (veja todo o capítulo 1º de Ezequiel)
Ezequiel vê uma espécie de carro-trono em movimento constante. Deus é manifesto num trono móvel que nunca pára, e que vai para onde o Espírito ordena. A linguagem figurada simboliza a soberania de Deus sobre todas as coisas, e a sua presença em todas as esferas da sua criação. (bep)
VV.16-18 – Ezequiel percebeu que as rodas pareciam estar uma dentro da outra e que uma girava norte-sul e a outra no eixo leste-oeste. Capazes de locomoverem-se para qualquer lugar, essas rodas simbolizam a onipresença, a onipotência e a onisciência de Deus (v.18). Ele nunca se restringiu a Jerusalém; comanda todas as coisas na vida e na história. (beap)
NÃO SEJA TOLO, NÃO QUESTIONE DEUS.
Onde estavas tu quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Jó 38.4 (arc) – Leia capítulos 38,39,40,41 de Jó.
Deus descreve o enigma e a complexidade do universo, e revela que seu método de governar o mundo ultrapassa em muito a nossa capacidade de entender. Deus queria que Jó soubesse que sua atividade no âmbito da natureza é análoga ao seu governo na esfera moral e espiritual do universo, e que nesta vida o homem não terá uma compreensão total dos caminhos de Deus. (bep)
Veja Jó 38. 22-35. – Deus asseverou possuir todas as forças da natureza sob o seu domínio, e poder desencadeá-las ou detê-las ao seu comando. Ninguém entende completamente tais fenômenos comuns como a chuva ou a neve, e ninguém pode comandá-los – apenas Deus, que os criou, tem este poder. A questão abordada por Deus é que se Jó não era capaz de explicar estas ocorrências comuns na natureza, como poderia explicar ou questionar Deus? (beap).
DEUS É IMUTÁVEL
Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos; - eles perecerão; tu, porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual veste; - também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim. Hebreus 1.10-12 (ara)
Continuidade e mudança podem ser características de alguns de seus feitos, mas Deus permanece inalterado; caso contrário, não seria perfeito. Sendo assim, o que sabemos a respeito de Deus pode ser conhecido com segurança. Ele não muda de acordo com o momento ou tempo. (dib)
JESUS, TODO-PODEROSO É CAPAZ DE CONTROLAR AS FORÇAS DA NATUREZA
Entrando Ele no barco, seus discípulos o seguiram. - De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. - Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos morrer!” Ele perguntou: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?” Então Ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança. Mateus 8. 23-26 (nvi)
O mar da Galiléia é um lugar incomum. É relativamente pequeno (aproximadamente 21 km de comprimento por 11 km de largura), mas tem cerca de 50 metros de profundidade, e sua praia fica 225 metros abaixo do nível do mar. Sem quaisquer sinais prévios, súbitas tempestades se formam nas montanhas circundantes e agitam as águas, formando-se violentas ondas de até seis metros e meio de altura.
Embora os discípulos tivessem testemunhado muitos milagres, apavoraram-se durante aquela tempestade. Como marinheiros experientes, sabiam do perigo que enfrentavam; o que não haviam percebido era que Cristo é capaz de controlar as forças da natureza. (beap)
BATALHE PELA FÉ
Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiadas aos santos. Judas v.3 (nvi)
Judas enfatiza o importante relacionamento entre a correta doutrina e a verdadeira fé. A Bíblia não pode ficar comprometida, porque ela é a verdade e nos transmite os verdadeiros fatos a respeito de Jesus e da salvação. A Bíblia foi inspirada por Deus e nunca deve ser manipulada ou ter suas palavras distorcidas; quando isso acontece, ficamos confusos sobre o que está certo ou errado e perdemos de vista o único caminho que leva à vida eterna.
A expressão “aos santos” refere-se a todos os crentes. (beap)
DEUS É SOBERANO, A ELE HONRA E PODER PARA SEMPRE.
Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, - o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A Ele sejam honra e poder para sempre. Amém. 1 Timóteo 6. 15b, 16 (nvi)
SOBERANIA DE DEUS – Expressão teológica que se refere ao poder ilimitado de Deus, que tem controle soberano sobre todos os processos da natureza e acontecimentos históricos (Is 45.9-19; Rm 8.18-39). A Bíblia declara que Deus está pondo em prática seu plano soberano para a redenção do mundo e que a conclusão é certa. (dib)
PARA REFLETIR: Deus pode todas as coisas. Seus propósitos se cumprirão.

Att : PASTOR JOEDISON

 

 

 

ENQUETE
VOCÊ CONCORDA COM UNIÃO DE PESSOAS DO MESMO SEXO?
SIM
NAO
Ver Resultados

Rating: 4.5/5 (2 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



PASTOR JOEDISON

AGENDA